Phantasy Star Extended Java/Master
Phantasy Star Extended Java/Master
Phantasy Star Extended é um remake multiplataforma (desenvolvido em Java) do clássico dos RPGs da Sega, Phantasy Star, lançado originalmente para o Master System em 1986.
O projeto foi desenvolvido pelo Rafael, the Esper e atualmente
está na versão 1.06. Ele afirma que trabalhou sozinho neste projeto, mas
alguns recursos, como as músicas VGM e as animações dos monstros, foram
extraídas por outras pessoas, cujo os créditos ele dá no jogo.
A princípio parece um remake 100% fiel. Os recursos em geral,
músicas, gráficos e efeitos sonoros são exatamente iguais aos do antigo
cartucho do Master.
Mas, logo de cara, você já vê algumas alterações, como a
possibilidade de começar o game com outros personagens, Odin e Noah
(embora só o Odin foi implementado, por hora), que usam os nomes da
versão em japonês, Tylon e Lutz, respectivamente. Outras mudanças
nítidas são alguns personagens que ficam se movimentando nas cidades, ao
invés de ficarem apenas estáticos, e andarem na diagonal. Inclusive o
seu personagem também pode fazer isso.
Também, dependendo de qual personagem se escolhe para iniciar o game,
se nota logo de cara mudanças no comportamento e fala dos NPCs e
alterações na linearidade do game, embora mantendo o enredo original. Os
detonados que você tem do PS podem não ajudar totalmente. Ou seja,
este remake é ideal para quem procura uma experiência nova, porém fiel
ao Phantasy Star.
Outra mudança bastante evidente são as batalhas, que além de contarem
com monstros variados e não apenas de um tipo, também mostram os
monstros lado a lado, semelhante ao que acontece no sistema de batalha
padrão do RPG Maker 2000. Não existem também, pelo menos por enquanto, os baús que aparecem depois da batalha no original da Sega.
Modo PS Arena
Também conta com um novo e interessante modo de jogo, PS Arena, onde
você vai lutando contra os vários monstros do jogo, com
dificuldade crescente e com background variados, tirados do próprio
game. Ao fim de cada batalha, você ganha XP, podendo upar e uma
recompensa que você pode escolher, quer ela seja uma arma nova,
armadura, escudo, curar ou reviver os personagens.
Na medida em que vai vencendo as batalhas na arena, os outros chars
vão se integrando a sua trupe, inclusive o Hapsby, aquele robozinho que
controla a nave do Dr. Luveno. Eu não cheguei a jogar muito, mas as
vezes ele participa desta forma no modo normal do game também.
Lista De Diferenças Com O Original
Esta é a lista de modificações feitas no esquema do Phantasy Star
original, segundo o autor, na versão 1.06.
- Movimento diagonal
- Melhor interface de menus e jogo em geral
- Lista individual de itens
- Lista separada com itens importantes (Quest)
- Mostra quais inimigos o jogador já encontrou
- Possibilidade de mudar a ordem do grupo
- Voar para qualquer cidade já visitada no planeta
- Batalha mostra todos os inimigos na tela
- Batalha com monstros diferentes entre si
- A maioria dos monstros aparece agora em apenas um planeta
- 16 novos monstros + 3 do PSIV
- Alguns monstros possuem resistência ao fogo (e.g. red slime, dragão vermelho, giant fly…)
- Quem possuir o maior atributo Mental, infligirá mais dano mágico ao seu oponente
- Novo sistema de níveis
- As lojas de Abion estão inicialmente fechadas
- O grupo ganha informação sobre as armadilhas após cair nelas
- Abertura de portas usando apenas um botão
- Embarque e desembarque de veículos com apenas um botão
- Quando no veículo, monstros muito fracos não aparecem (e.g. sworms, wing eyes)
- Algumas armas novas (mais estão planejadas na versão ‘Plus’)
- Pistolas causam mais dano do que antes (Needle/Heat/Laser = 9/16/25 contra 5/10/20).
- Odin/Tylon está mais forte do que antes
- Ataques críticos dependendo do atributo Força do personagem
- Conceito de Classe do personagem (e.g., Alis é uma Aventureira, Odin é um guerreiro)
- Cores alternativas dos calabouços
- Suporte multi-idiomas (Inglês, Inglês (tradução antiga), Português, etc)
- Os NPCs na cidade possuem novos gráficos (do PS4)
- NPCs aparecem na cidade dezoriana de Aukba (twin city)
- Landrover atravessa a lava, não o Hovercraft
- Ice Digger sofre certa resistência ao perfurar o gelo
- A tela e as cenas foram ajustadas para a resoluçaõ de 320×240 (versus a original de 256×192)
- A opção de menu ‘Procurar’ foi removida (usa o botão de ação no lugar)
- Uma nova cidade “secreta”, com uma nova missão e um novo labirinto
- Modo PS Arena.
- Modo “Jogue como Odin/Tylon”
- OBS: O Save fica num livro, no início da cidade!!
Screenshots
Controles
- Enter: Botão de ação
- Shift: Botão de menu
- Esc: Botão de cancelar
Atenção
- Como é um game feito em Java, ele roda em qualquer sistema operacional que tenha o Java instalado. Ou seja, você precisa ter instalada a Java Runtime Envinronment (JRE).
Depois que baixar o arquivo
Phantasy.jar
, o único necessário para rodar, clique duas vezes neste arquivo .jar ou rode o seguinte comando em linha de comando: java -jar Phantasy.jar
Este fica localizado na pasta Redist, para colocar na Lingugem Português, inicie o jogo, desça o cursor até Language e troque pela sua preferência.
OBS: Este jogo possui uma dificuldade bem maior que o Original, por isso encare este desafio se quiser!!
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